Lisboa 24 de Junho, 2017

Valores
Não é possível um ensino superior de qualidade sem um conjunto de princípios orientadores da ação em função dos valores humanos que permitem a convivência e a procura de um bem-comum. A verdade e a honestidade são essenciais para investigar, ensinar ou aprender. 

Rigor
É fundamental um espírito de exigência que permita seguir princípios e construir um trabalho de qualidade. Ser capaz de reconhecer as suas próprias limitações de modo a saber colmatá-las é a característica que permite o crescimento pessoal e institucional. Estar atento ao que se faz de modo a atingir objetivos estipulados é o que constrói a atitude exigente.

Inovação
A palavra “inovação”, à custa de um excesso de uso, quase que se tornou vã. Mas, enquadrada na ideia de melhoria, faz todo o sentido. A investigação, o ensino e a relação entre o conhecimento e a sociedade devem fazer-se numa dinâmica que procure a melhoria dos saberes e das práticas a que se referem.  

Ponte ciência-sociedade
Ligar a ciência à sociedade é fazer da investigação um trabalho de melhoria da vida social, quer do ponto de vista prático, quer teórico. Para isso, é preciso estar atento a instituições como as empresas e outras organizações de modo a beber nelas as suas preocupações e problemas. Formar profissionais com uma forte ligação ao contexto de trabalho, nomeadamente através de estágios, é uma outra forma de seguir este valor. Por outro lado, é importante estimular na sociedade a capacidade de absorver o que de melhor a ciência tem para dar.

Internacionalização
Num país com a dimensão e tradição de Portugal a internacionalização é uma ambição mas também uma necessidade. A interação com alunos, professores e instituições de outros países, sobretudo lusófonos, permite uma aprendizagem mútua essencial para uma visão global. O ISCEM procura seguir esta ideia mantendo protocolos com instituições estrangeiras e estimulando o intercâmbio de alunos.
Telefone: (+351) 21 347 42 83
Fax: (+351) 21 347 42 88
SECRETARIA: secretaria@iscem.pt
Praça do Príncipe Real, 27
1250-184 Lisboa
PORTUGAL