Lisboa 01 de Maio, 2017

MESTRADOS LICENCIADOS PRÉ-BOLONHA – RECONHECIMENTOS



No contexto atual de crise a valorização pessoal e profissional é essencial para responder a um aumento de competitividade no mercado.


Candidatos com licenciaturas pré-Bolonha, com duração de 4 ou mais anos, em temáticas afins aos mestrados do ISCEM, e pelo menos 5 anos de experiência profissional nestas áreas, poderão obter o grau de mestre realizando apenas 24 ECTS em formação, a que acresce uma dissertação, um projeto ou um relatório de estágio.
 
Julgamos que esta formação complementar e superior é de grande interesse, a fim de dotar os profissionais de maiores qualificações e distinção no mercado de trabalho, de um modo que considera a sua experiência. O ISCEM proporciona desta forma a possibilidade de realizar 4 módulos de formação pós-laboral, de 30 horas cada, em lugar dos 10 que normalmente teriam que ser frequentados.
 
Os licenciados pré-Bolonha podem escolher o Mestrado em Comunicação Empresarial ou o Mestrado em Marketing Estratégico.



I- MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (pré-Bolonha)
 
PLANO DO CURSO
I- Responsabilidade Social Corporativa (6 ECTS) 

1. Evolução do conceito de Responsabilidade Social
2. Vetores de Responsabilidade Social Corporativa
3. Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
4. Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
5. Valorização dos intangíveis

II- 
Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias (6 ECTS) 
1 –A Sociedade da Informação e a Economia Digital
2 – Contextualização da mudança
3 – As tecnologias de suporte à economia digital
4 – A Internet enquanto meio de comunicação
5 – As novas regras de e-communication
6 – O impacto da e-communication nos processos tradicionais
7 – Principais Tendências e desafios da e-communication

III- Comunicação de Crise Organizacional (6 ECTS)
1-A Crise no Contexto Empresarial
2-A Gestão da Comunicação de Crise Organizacional
3-Os Públicos da Comunicação de Crise
4-Instrumentos de Comunicação de Crise
5-Depois da crise: transformar ameaças em oportunidades
6-Case Studies de Comunicação de Crise

IV- Metodologias de Investigação(6 ECTS)
I – Inquéritos e Amostragem
1. A Natureza da Investigação Empírica
2. A Amostragem em Marketing
3. A Construção de um Questionário
II – Análise Exploratória de Dados
1. Conceitos
2. Criação de Ficheiros de Dados
3. A Natureza da Análise Estatística
4. Medidas Estatísticas
5. Problemas Relativos à Análise de Dados
III – Inferência e Estimação
1. Conceitos
2. Distribuições Estatísticas
3. Estimadores
4. Estimativas Pontuais e por Intervalos
5. Testes de Hipóteses
6. Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas


» CALENDÁRIO DO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Unidades Curriculares
1º Ano 
Responsabilidade Social Corporativa - Prof. Doutor Pedro Mendonça
 
Data: de 02 a 13 de maio-Horário: das 10:00h as 13:00h
 
Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias – Prof. Dr. Gabriel Andrade
Data: de 02 a 13 de maio-Horário: das 14:00h as 17:00h

Avaliações: de 16 a 20 de maio.

Comunicação de Crise Organizacional – Mestre Especialista Mariana Victorino
Data: de 23 de maio a 03 de junho-Horário: das 10:00h as 13:00h

Metodologias de Investigação– Prof. Doutor António Rosinha
Data: de 23 de maio a 03 de junho-Horário: das 14:00h as 17:00h

Avaliações: de 06 a 09 de junho.


2º Ano

Dissertação – Docentes Diversos

A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas.
 

"Por cada adiamento dos prazos de entrega da dissertação ou do relatório de estágio (até dois períodos de seis meses no máximo), os alunos deverão pagar 500 euros".
 
II- MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO (pré-Bolonha)
 
PLANO DO CURSO
I- Responsabilidade Social Corporativa (6 ECTS)
1. Evolução do conceito de Responsabilidade Social
2. Vetores de Responsabilidade Social Corporativa 
3. Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
4. Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
5. Valorização dos intangíveis

II- Web Marketing (6 ECTS) 
1. Electronic commerce, electronic marketing e digital tools
2. Internet como novo canal de marketing 
3. O Estudo dos e-markets
4. Planear a pesquisa de marketing nos e-markets 
5. Segmentação dos e-markets e definida dos e-targets 
6. Estratégia e plano de e-marketing 
7. Pricing on e-marketing e as estratégias de preço 
8. Implementação de estratégias de e-marketing. 
9. Gestão e manutenção do site

III- Marketing Estratégico (6 ECTS)
 1. A Estratégia: Posicionamento, Poder e Valor
 2. As Transformações nas Economias e nos Negócios. Novos Padrões de Modernização  e Novos Modelos de Desenvolvimento.
 3. As Novas Fontes de Valor. A Inovação, as Marcas e o Relacionamento com Clientes.
 4. Os Novos Modelos de Competitividade das Organizações. Os Modelos de Economia em Rede.
 5. A  Análise da Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico
 6. As Novas Competências-Chave para o Sucesso das Organizações
 7. A Avaliação e  a Formulação Estratégicas 
 8. A Agenda da Transformação

IV- Metodologias de Investigação (6 ECTS) 
I – Inquéritos e Amostragem        
1. A Natureza da Investigação Empírica     
2. A Amostragem em Marketing      
3. A Construção de um Questionário      
II – Análise Exploratória de Dados       
1. Conceitos         
2. Criação de Ficheiros de Dados      
3. A Natureza da Análise Estatística      
4. Medidas Estatísticas        
5. Problemas Relativos à Análise de Dados     
III – Inferência e Estimação        
1. Conceitos         
2. Distribuições Estatísticas       
3. Estimadores         
4. Estimativas Pontuais e por Intervalos     
5. Testes de Hipóteses        
6. Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas

» DOCENTES DO MESTRADO MARKETING ESTRATÉGICO

Unidades Curriculares
1º Ano
 
Responsabilidade Social Corporativa – Prof. Doutor Pedro Mendonça
 
Web Marketing – Prof. Doutor Gabriel Andrade
 
Marketing Estratégico 
 Prof. Doutor João Freire

Metodologias de Investigação – Prof. Doutor António Rosinha

2º Ano
Dissertação – Docentes Diversos


REGULAMENTO DO MESTRADO««pdf
A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas. 
"Por cada adiamento dos prazos de entrega da dissertação ou do relatório de estágio (até dois períodos de seis meses no máximo), os alunos deverão pagar 500 euros".


  "Os antigos alunos do ISCEM, pré-Bolonha, que não tenham terminado a licenciatura, e que apenas lhes falte a tese para a completar, e tenham 5 anos ou mais de experiência profissional na área, podem frequentar o mestrado pré-Bolonha, frequentando 36 ECTS" (as 4 disciplinas a baixo referidas + 2 disciplinas a indicar brevemente).

Telefone: (+351) 21 347 42 83
Fax: (+351) 21 347 42 88
SECRETARIA: secretaria@iscem.pt
Praça do Príncipe Real, 27
1250-184 Lisboa
PORTUGAL