Mobilidade individual para fins de aprendizagem

 
Programa Erasmus+ (Programa Comunitário 2014-2020)

Carta Universitária Eramus+ (2014 a 2010) >>

A mobilidade individual para fins de aprendizagem oferece oportunidades aos estudantes e recém-graduados de melhorarem as suas competências e a sua empregabilidade e de ganharem consciência cultural. Os beneficiários do Programa Erasmus+ viajarão para outro país participante, a fim de estudarem, trabalharem, desenvolverem competências pessoais, académicas e profissionais.
A estrutura do Programa Erasmus+ faz a evolução do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV). O Erasmus+ está estruturado em 3 acções, Acção-chave (key action KA), as actividades Jean Monnet e Desporto.

 

MODALIDADES DISPONÍVEIS

mobilidade PARA ESTUDOS

4 a 12 meses por ciclo de estudos

mobilidade PARA ESTÁGIOS

2 a 12 meses por ciclo de estudos*

* Os recém-graduados também podem realizar uma mobilidade para estágio até um ano, após a conclusão do curso. Para usufruir desta oportunidade, o estudante deve apresentar candidatura no último ano do curso. 

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 

Consultar os documentos abaixo clicando nos mesmos.

Online Linguistic Support – OLS

O OLS é um serviço de apoio linguístico, disponibilizado pela CE às instituições de ensino superior participantes no Programa Erasmus+, Ação-Chave 1. 

Consiste em licenças online para serem utilizadas pelos estudantes, dessas instituições, que no decorrer da sua atividade de mobilidade Erasmus utilizarão uma das línguas disponíveis.
No ano académico 2014-2015 os estudantes participantes em atividades de mobilidade no âmbito da Ação-Chave 1 Ensino Superior que utilizem as línguas Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol ou Holandês como a língua principal de estudo ou trabalho podem usufruir do Online Linguistic Support.
O Online Linguistic Support – OLS é composto por:

Licenças para Avaliação

Licenças para realização de teste de Avaliação da competência linguística do estudante, antes e no fim da mobilidade.

O Teste Inicial de Avaliação da competência linguística, realizado antes do início da mobilidade, é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudo ou de trabalho seja uma das 6 línguas disponíveis. 

O Teste Final de Avaliação da competência linguística, realizado no fim da mobilidade, é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudo ou de trabalho seja uma das 6 línguas disponíveis e que realizaram o Teste Inicial de Avaliação. Pretende-se conhecer a evolução da competência linguística do estudante após a conclusão da mobilidade Erasmus.

Licenças para Cursos 

Licenças para realização de Curso de língua online,

O Curso de Língua é opcional, podendo ser atribuído pela instituição do estudante tendo por base o nível de competência linguística demonstrada pelo estudante no Teste Inicial de Avaliação.

A utilização da OLS não tem quaisquer custos para os estudantes ou para as instituições de ensino superior participantes.

LISTA DE unIVERSIDADES DISPONÍVEIS

 

Consulte AQUI A LISTA DE UNIVERSIDTADE