MENTORING

Mentoring é uma RELAÇÃO UM-PARA-UM entre um profissional experiente (MENTOR), que partilha os seus conhecimentos, habilidades e experiência com um profissional menos experiente (MENTORADO) com o objectivo de ajudar na sua progressão de carreira.

SER MENTORADO

Os alunos deste programa são alunos finalistas do ISCEM de licenciatura e alunos dos mestrados.
É exigível ter interesse em adquirir diferentes pontos de vista e opiniões, com base na experiência do Mentor. Poder partilhar dificuldades e objectivos.
Cada edição deste programa terá a duração de 1 ano lectivo.

COMO É QUE O MENTORING AJUDA?

  • Introduções de carreira
  • Entender o mundo empresarial
  • Solução de carreiras
  • Métodos de trabalho
  • Plano de carreira

No final do processo, o estudante deve sentir-se reforçada pela experiência, ter uma visão mais clara, ter uma carreira definida e ser capaz de continuar de forma independente.

QUEM SÃO OS MENTORES

Os Mentores deste programa são ex-Alunos do ISCEM com mais de 5 anos de experiência profissional.

SER MENTOR É:

  • Uma relação de partilha.
  • Ter mais experiência e poder partilhá-la.
  • Ter a capacidade de partilhar pensamentos e de dar outros pontos de vista.
  • Conseguir dar um contributo importante às futuras gerações, numa perspectiva de ajuda para que estas consigam ter um maior sucesso na sua vida profissional.
  • Tentar perceber os problemas dos jovens profissionais e ajudá-los a ultrapassar “barreiras” mais facilmente.
  • Ter a percepção que a sua experiência poderá ajudar a sociedade.

Regulamento do Programa de mentoring

 

Artigo 1º - Enquadramento

Com o Programa de Mentoring, o Instituto Superior de Comunicação Empresarial – ISCEM promove o desenvolvimento profissional dos seus alunos, através da criação de oportunidades estruturadas de contacto direto com antigos alunos do ISCEM, referenciados como profissionais de excelência na sua área de atividade.
Como resultado da implementação deste Programa, o ISCEM espera igualmente a intensificação e o aprofundamento de laços com os seus antigos alunos, como agentes cooperantes na formação do corpo discente.

Artigo 2º - Objetivos

O Programa de Mentoring é apresentado com objetivos que visam proporcionar oportunidades diferentes aos alunos e aos mentores:
Aos Alunos
Habilitar para desempenhos profissionais, através do desenvolvimento, em contexto real, de níveis de competências.
Aos Mentores

Artigo 3º - Duração do Programa

O acompanhamento do mentor terá lugar durante o último ano do curso, podendo abranger também um ano de mestrado aos alunos que prosseguem os estudos no ISCEM.

Artigo 4º - Acompanhamento e contributos expectáveis do Programa

4.1. Acompanhamento
O Programa de Mentoring pressupõe um papel de acompanhamento do percurso dos alunos, esperando-se que o mentor seja alguém capaz de estabelecer um relacionamento informal e aberto com os alunos, fundamentalmente orientado para a obtenção de resultados.
Ao Mentor cabe:
Mostrar a realidade do exercício de uma profissão;
Orientar para a ação/execução;
Aconselhar na progressão da carreira através da resolução de problemas imediatos associados a desempenhos;
Partilhar experiência de vida com vista a uma aprendizagem pessoal e profissional;
Motivar e mobilizar para elevados níveis de desempenho.

Artigo 5º - Funcionamento

a) Coordenação
A Diretora do ISCEM indica um professor para a coordenação do programa, e uma comissão de acompanhamento. A coordenação reporta ao Diretor e/ou ao Diretor Adjunto do ISCEM.
b) Acesso ao Programa
Número de vagas é limitado, pelo que será necessária uma inscrição prévia, em formulário a fornecer juntamente com o anúncio do Programa. Sempre que o número de candidatos for superior ao número de vagas, a seleção será feita com base na média das classificações nas disciplinas concluídas até ao momento e no número de créditos dos candidatos.
c) Funcionamento
Será pedido a cada mentor que determine a forma mais expedita de estabelecer o contacto com o(s) alunos(s) a seu cargo , definindo também a periodicidade (que nunca será inferior a uma ou duas reuniões em cada semestre) e a modalidade desses contactos.
O mentor terá o apoio que necessitar do ISCEM, na pessoa do interlocutor que vier a ser designado. Ser-lhe-á pedido por este interlocutor:
– Que avalie o progresso/envolvimento do aluno no processo
– Que dê conhecimento de qualquer situação anómala no percurso

Artigo 6º - Direitos do aluno

Constituem direitos do aluno:
– Retirar o máximo de proveito da experiência do mentor, colocando-lhe as suas dúvidas e os seus problemas
– Dar conhecimento de situações de dificuldade ou impeditivas de satisfazer as suas expectativas.

Artigo 7º - Deveres do aluno

– Recorrer ao mentor sempre que tenha problemas, não adiando situações que poderão assumir uma maior gravidade;
– Informar a coordenação do ISCEM dos problemas que vão surgindo e que careçam da sua intervenção;
– Não faltar a reuniões ou encontros que lhe sejam propostos pelo mentor, sem aviso prévio
– Responder de imediato aos emails e solicitações que lhe sejam dirigidos pelo mentor.

PREPARADO PARA CANDIDATAR-SE?

O FUTURO COMEÇA AGORA!

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