DESCRIÇÃO GERAL

A função de marketing ocupa, no contexto organizacional, um lugar de crescente importância. Existem todavia, muitas empresas em que esta função não tem ainda um estatuto autónomo, constituindo antes um conjunto de actividades do foro difuso de uma área comercial ou encontrando-se sob a incumbência dos gestores de topo ou proprietários, no caso das PME.

A importância do marketing como instrumento de gestão estratégica é, no entanto, irreversível e substanciada num corpo teórico vasto e ramificado em várias áreas de especialização, elas próprias autónomas.

A abordagem de uma estrutura curricular diversificada e exaustiva da compreensão da organização é feita de forma sistémica e integrada, uma vez que a natureza dos problemas organizacionais requerem respostas compostas, pluri-disciplinares e explicativas dos fenómenos por recurso às várias sub-áreas de conhecimento que lhe estão subjacentes.

REGULAMENTO DOS MESTRADOS >>

2 anos

Lisboa

Setembro

Português

PLANO CURRICULAR

1º ANO
  ETC

Marketing Avançado

Marketing Estratégico

Responsabilidade Social Corporativa

Customer Relationship Management e Marketing Intelligence

Web Marketing

Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)

Key Account Management

Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade

Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)

Seminário de Projecto de Tese

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2º ANO

Dissertação

REGULAMENTO DO MESTRADO >>
A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas.

PROGRAMAS DO MESTRADO

Marketing Avançado

Lecionada em modo seminário e com recurso a recente literatura científica a unidade curricular em apreço visa explicitar o futuro papel do marketing nas organizações e os novos problemas enfrentados pelos gestores de marketing bem como desenvolver competências analíticas e de reflexão, essenciais para um bom desempenho em cargos de gestão, mediante os seguintes temas: 1850 – 2020 e após: a viagem do marketing; Big Data e o novo ambiente competitivo: As novas competências do marketing moderno; Tendências que moldam o futuro do marketing; Novo paradigma de marketing – Consumidor, Convenience, Valor, Conectividade, Processos, Experiências, co-criação; Omnichannel e client managementInternet of things.

Marketing Estratégico

Contribuindo para o desenvolvimento de um “mindset” analítico e crítico que potencie uma abordagem sistemática das decisões em marketing, enquadradas nos objetivos de médio e longo prazo das organizações a unidade curricular em apreço abordará as seguintes temáticas: Marketing e Estratégia – a visão de diversas escolas (do planeamento, do design, etc.); A análise da envolvente e o enquadramento competitivo; Competências Organizacionais e modelo de negócio: as Transformações nas Empresas; A Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico da Empresa; Decisões estratégicas e marketing-mix (decisões em produto, preço, distribuição, promoção, pessoas, processos, evidências físicas, produtividade e qualidade);O planeamento em marketing: procedimentos, etapas e gestão do plano.

Responsabilidade Social Corporativa

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é uma alternativa de condução do negócio da organização caraterizado pela avaliação do impacto da sua atividade sobre os seus stakeholders: clientes, colaboradores, acionistas, comunidades locais, ambiente ou sociedade. O módulo de Responsabilidade Social Corporativa pretende alertar os discentes para a importância desta política para a empresa, constituindo uma excelente ferramenta estratégica para aumentar a competitividade das organizações em mercados crescentemente mais competitivos e globais.

Pretende-se compreender as diferentes perspetivas de Responsabilidade Social Corporativa e como este conceito tem evoluído ao longo do tempo; analisar as diferentes estratégias de RSC; redefinir produtos para aumentar a sua sustentabilidade ambiental avaliando a sua comunicação; distinguir RSC de Marketing Social; avaliar o potencial de sucesso de uma campanha de marketing social para a organização.

O módulo incide na análise de inúmeros de casos de referência de organizações com estratégias e políticas de responsabilidade social corporativa inovadoras servindo para a extrapolação para outros cenários, mercados e empresas. 

Customer Relationship Management e Marketing Intelligence

Esta unidade curricular tem como principal objectivo capacitar os alunos de ferramentas de Marketing e Business Intelligence que lhes permitam nas organizações onde trabalham por em prática, utilizando tecnologias de informação e comunicação e políticas de marketing eficazes,  identificar, conquistar e manter os clientes, acompanhar e registar toda a sua  atividade, antes, durante  e depois da relação terminar com uma visão de 360 graus,  garantida por soluções de  Analytics e Big Data.

Os dados são o petróleo do séc XXI e de acordo com a  OCDE, a inovação baseada em dados constitui um pilar fundamental nas fontes de crescimento actual, por isso neste contexto, as organizações que gerem esta temática aproveitando a capacidade preditiva do Analytics, têm o futuro na palma da mão, conseguindo agir perante mudanças e novos desafios mais rapidamente que os seus concorrentes presos ao passado.

 Sendo um dos objectivos de qualquer organização transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva e indicando os estudos que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um cliente novo ou recuperá-lo é neste ambiente de evolução tecnológica e de Business Analytics que este módulo se apresenta.

Web Marketing

A emergência de um novo paradigma digital deu origem a uma nova economia profundamente conectada e interdependente. O impacto desta revolução estende-se a todos os domínios da atividade humana e, mais especificamente, altera a forma como os consumidores se relacionam com as marcas e com os mercados.

Neste contexto, a unidade curricular de Web Marketing: proporciona uma compreensão das novas formas de relacionamento digital com os consumidores e das implicações na criação de valor; possibilita a aquisição dos conceitos e das ferramentas práticas mais recentes para o desenvolvimento de ações de comunicação digital eficazes e alinhadas com a estratégia de marketing; contempla a aprendizagem das novas técnicas de marketing de atração, de marketing de influência e de marketing de conteúdos em contexto online, com particular incidência nas estratégias de Word of Mouth e na criação de conteúdos potencialmente virais; permite conhecer as mais recentes tendências do web marketing abrindo uma janela para as práticas e desafios futuros.

Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)

No mestrado em Marketing Estratégico, as unidades curriculares de Metodologias de Investigação I assumem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades de investigação dos mestrandos e na elaboração da dissertação final ou do relatório final de estágio de mestrado. A disciplina de Metodologias de Investigação I visa proporcionar conhecimentos sobre a definição de uma metodologia de investigação permitindo a aquisição de competências necessárias à elaboração de um plano de trabalho conducente à realização dos trabalhos finais de mestrado.  Em particular, tem como principais objetivos: Conhecer as principais características da investigação científica; Compreender as etapas do procedimento científico; Conhecer os métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais; Identificar as principais potencialidades e limitações das técnicas de investigação; Preparar a revisão bibliográfica; Tomar conhecimento das principais bases de dados de pesquisa de documentação científica; Saber utilizar software de gestão de referências e as normas de citação bibliográfica da APA; Aprender a estrutura e a escrita de um trabalho científico.

Key Account Management

O módulo de Key Account Management explora o desafio das empresas na gestão, desenvolvimento e retenção dos clientes principais, tendo em conta a evolução registada no mundo dos clientes nas últimas décadas, materializada por uma cada vez maior concentração de negócio, bem como no desenvolvimento das suas capacidades de gestão. Neste módulo, abordaremos diferentes perspetivas e tópicos relacionados com a gestão dos clientes chave, tais como objetivos e desenvolvimento de negócios, análise e conhecimento de negócio, capacidades e competências organizacionais e de pessoas, a importância do planeamento no desenvolvimento de negócio, a sua implementação e por fim os riscos e oportunidades que constantemente as empresas produtoras enfrentam.

Adicional e complementarmente, abordaremos o papel do Departamento Comercial dentro de uma organização, razão pela qual é importante entender as relações internas e os pontos de contacto entre o Departamento de Key Accounts e restantes departamentos da empresa tais como Marketing, Trade Marketing, Finanças ou Supply Chain, na perspetiva que todos contribuem para o desenvolvimento e objetivos de negócio. Todos esses tópicos serão abordados utilizando, sempre que possível, situações de negócios reais dos sectores de Indústria de Bens de Consumo ou Business to Business, quando disponíveis e relevantes.

Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade

O objetivo principal da unidade curricular é fornecer uma visão geral atualizada do que constitui a gestão da reputação e como melhorar, desenvolver e proteger este intangível valioso, capacitando a competitividade das organizações. Pretende-se dar respostas a questões, tais como: como podemos gerir a reputação organizacional? Como desenvolver e manter uma reputação positiva? Como gerir situações reputacionais desfavoráveis? Estas e outras questões serão abordadas na Unidade Curricular de Gestão da Reputação e Competitividade Organizacional num relacionamento com disciplinas contíguas da comunicação, imagem e identidade organizacional, gestão de marcas, comunicação de crise e responsabilidade social. A responsabilidade pela Gestão de Reputação pode ser esmagadora, donde há que explorar as habilidades, as ferramentas e os processos comprovados necessários para uma adequada aprendizagem. Assim, os alunos aprenderão a identificar os principais elementos da reputação (offline e online) e métodos de avaliação e quantificação da reputação organizacional.

Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)

O objetivo fundamental é desenvolver a capacidade de “raciocínio qualitativo e quantitativo”, o que implica a recolha, análise e interpretação de dados qualitativos e quantitativos.  Promove-se conhecimento acerca diferentes metodologias de análise de dados, identificando especificidades e contextos de aplicação; Procura-se que os alunos identifiquem os tipos de problemas adequados às análises qualitativas e quantitativas, formulem hipóteses para serem exploradas quantitativamente, identifiquem os meios para testar hipóteses, analisem criticamente a apresentação de dados e indicadores estatísticos, aumentando a sua capacidade de manipulação dos recursos computacionais na análise de dados estatísticos.

Em particular, tem como principais objetivos: Desenvolver o conceito de medida, conhecer os diferentes tipos de Escalas; Desenvolver Inquéritos por questionário e entrevista; Aplicar e testar características metrológicas dos instrumentos de medida (Fiabilidade e Validades); Aplicar Testes de hipóteses: nível de significância; Hipótese de nulidade e hipótese alternativa; Aplicar Estatística Paramétrica e não-paramétrica; Estatística Descritiva; Estatística Inferencial. Selecionar e aplicar Testes de comparação de médias.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Horários
As aulas decorrem às Terças, Quartas e Quintas-Feiras, das 18h30 às 21h30, no Edifício do ISCEM.

Metodologias de Investigação I 
Terças, Quartas e Quintas-Feiras de 30 de Outubro a 21 de Novembro de 2018
 
Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
27 de Novembro de 2018
4, 5, 17, 18 de Dezembro de 2018
8, 15, 16, 22 de Janeiro de 2019
 
Marketing Estratégico 
28 e 29 de Novembro de 2018
6, 11, 12 e 19 de Dezembro de 2018
9, 10, 17 e 24 de Janeiro de 2019 
 
Responsabilidade Social Corporativa 
Terças, Quartas e Quintas-Feiras de 29 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2019 
 
 
 
 
 
 

 

Marketing Avançado   
Datas a anúnciar brevemente.
 
Web Marketing 
Datas a anúnciar brevemente.
 
Key Account Management 
Datas a anúnciar brevemente.
 
Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade 
Datas a anúnciar brevemente.
 
Metodologias de Investigação II  
Datas a anúnciar brevemente.
 
Projeto
De 2 a 27 de Setembro de 2019
 

PROPINAS

Candidatura com Documentação: 150,00€
1º Ano: Matrícula: 500,00€  e 10 prestações de 370,00€
2º Ano: 700,00 €
 
 
Outros Encargos
Seguro Escolar: 20,00 Euros
Declarações: 10,00 Euros
Certificados de Pós-Graduação: 150,00 Euros
Certificados de Mestrado, Diploma: 330,00 Euros (Prazo: máximo 10 dias úteis de entrega)
Observações
  1. Todos os pagamentos devem ser efectuados em terminal Multibanco (Caixas ATM) até ao dia 07 do mês indicado;
  2. No caso de não cumprir com o ponto anterior serão aplicadas as seguintes penalizações:
    1. 10% de Multa entre o dia 08 e o dia 30 do mesmo mês;
    2. 20% de Multa entre o dia 1 e o dia 26 do mês seguinte;
    3. A PARTIR DO DIA 27 DO SEGUNDO MÊS SERÁ ANULADA A MATRÍCULA
  3. Todas as informações prestadas no Boletim de Matrícula são verdadeiras.
Todos os pagamentos devem ser efectuados em terminal Multibanco (Caixas ATM) no início de cada unidade curricular.
NOTA: Informamos que só funcionará com o mínimo de 12 alunos. Caso não se realize, o valor da candidatura será devolvida.

CONDIÇÕES DE ACESSO

LICENCIATURA OU EQUIVALENTE

São admitidos a candidatura à matrícula no curso os candidatos titulares do grau de
licenciatura ou equivalente.

  • Calendário de Candidaturas 2019/2020 

Candidatura: Início em 01/07/19  e  Fim em 04/10/19

Divulgação dos resultados:Início em 02/10/19  e Fim em 09/10/19

Matrícula e inscrição: Início em 07/10/19  e Fim em 18/10/19

Início do ano letivo: 22 de outubro de 2019

APRECIAÇÃO CURRICULAR

Poderão ser admitidos candidatos sem licenciatura mas que apresentem um currículo
considerado adequado à frequência deste ciclo de estudos pelo órgão técnico-científico do
instituto (ao abrigo do ponto d) do nº 1 do artigo 17º do decreto-lei 107/2008)

PREPARADO PARA CANDIDATAR-SE?

O FUTURO COMEÇA AGORA!

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