DESCRIÇÃO GERAL

A função de marketing ocupa, no contexto organizacional, um lugar de crescente importância. Existem todavia, muitas empresas em que esta função não tem ainda um estatuto autónomo, constituindo antes um conjunto de actividades do foro difuso de uma área comercial ou encontrando-se sob a incumbência dos gestores de topo ou proprietários, no caso das PME.

A importância do marketing como instrumento de gestão estratégica é, no entanto, irreversível e substanciada num corpo teórico vasto e ramificado em várias áreas de especialização, elas próprias autónomas.

A abordagem de uma estrutura curricular diversificada e exaustiva da compreensão da organização é feita de forma sistémica e integrada, uma vez que a natureza dos problemas organizacionais requerem respostas compostas, pluri-disciplinares e explicativas dos fenómenos por recurso às várias sub-áreas de conhecimento que lhe estão subjacentes.

REGULAMENTO DOS MESTRADOS >>

2 anos

Lisboa

Setembro

Português

PLANO CURRICULAR

1º ANO
  ETC

Marketing Avançado

Marketing Estratégico

Responsabilidade Social Corporativa

Customer Relationship Management e

Marketing Intelligence

Web Marketing

Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)

Key Account Management

Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade

Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)

Seminário de Projecto de Tese

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2º ANO

Dissertação

REGULAMENTO DO MESTRADO >>
A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas.

PROGRAMAS DO MESTRADO

Marketing Avançado
 Enquadramento do tema
 Processo de Planeamento de Marketing
 Processo de desenvolvimento de novos produtos
 Mecanismos de pricing
 Cross Selling e Bundling
 Gestão dos canais de venda
 Plano de comunicação
 Goodwill face ao produto e à empresa
 Utilização de Market References
 Identificação e análise dos diferentes factores que afectam as várias vertentes da operacionalização do marketing, partindo da tradicional divisão em Ps.
 Competitive Intelligence
 Caracterização da evolução das actividades de marketing no sentido de compreender os impactes na actividade tradicional e possibilitar uma melhor abordagem aos novos desafios que se colocam aos marketeers.
Marketing Estratégico

 A Estratégia: Posicionamento, Poder e Valor
 As Transformações nas Economias e nos Negócios. Novos Padrões de Modernização e Novos Modelos de Desenvolvimento.
 As Novas Fontes de Valor. A Inovação, as Marcas e o Relacionamento com Clientes.
 Os Novos Modelos de Competitividade das Organizações. Os Modelos de Economia em Rede.
 A Análise da Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico
 As Novas Competências-Chave para o Sucesso das Organizações
 A Avaliação e a Formulação Estratégicas 
 A Agenda da Transformação

Responsabilidade Social Corporativa
 Evolução do conceito de Responsabilidade Social
 Vectores de Responsabilidade Social Corporativa 
 Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
 Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
 Valorização dos intangíveis
Customer Relationship Management e Marketing Intelligence

 Fundamentos de Customer Relationship Management
 Customer Knowledge e Marketing Intelligence
 O CRM em diferentes Sectores de Actividade

Web Marketing

 Electronic commerce, electronic marketing e digital tools..
 Internet como novo canal de marketing .
 O Estudo dos e-markets. .
 Planear a pesquisa de marketing nos e-markets 
 Segmentação dos e-markets e definida dos e-targets 
 Estratégia e plano de e-marketing 
 Pricing on e-marketing e as estratégias de preço 
 Implementação de estratégias de e-marketing. 
 Gestão e manutenção do site

Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)

 A Natureza da Investigação Empírica 
 A Amostragem em Marketing 
 A Construção de um Questionário 
 Análise Exploratória de Dados 
 A Natureza da Análise Estatística 
 Medidas Estatísticas 
 Problemas Relativos à Análise de Dados 
 Inferência e Estimação 
 Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas

Key Account Management

 A visão estratégica da Gestão Comercial dos Clientes Chave 
 Analisar e Gerir Contas Chave 
 Factores críticos de Sucesso do KAM no contexto actual 
 Planos de Negócios Estratégicos para Clientes e Contas Chave

Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade

 Conceito de Competitividade Organizacional 
 Evolução do Pensamento Estratégico 
 Importância da Gestão da Reputação como Instrumento Estratégico
 O Paradigma da Reputação: O Conceito de Cadeia de Reputção
 Conceitos de Identidade e Imagem Organizacional
 Instrumentos de Medição da Reputação Organizacional
 Defesa de Reputação Organizacional
 Gestão da Mudança da Reputação Organizacional

Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)

 Análise de Conteúdo 
 Análise de Variância 
 Análise Factorial 
 Métodos de Extração de Factores 
 Métodos de Rotação de Factores 
 Análise de Clusters 
 Modelo de Regressão Linear Simples 
 Modelo de Regressão Linear Múltipla 

CALENDÁRIO ESCOLAR

Horários
As aulas decorrem às Terças, Quartas e Quintas-Feiras, das 18h30 às 21h30, no Edifício do ISCEM.

Marketing Avançado   
De 22 de Outubro a 16 de Novembro de 2018
 
Marketing Estratégico 
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)
 
Web Marketing 
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)
 
Metodologias de Investigação I 
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019
 
Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019
 

Responsabilidade Social Corporativa 
De 25 de Março 24 de Maio 2019 (1 semana Páscoa)
 
Key Account Management 
De 25 de Março 24 de Maio 2019 (1 semana Páscoa)
 
Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade 
De 27 de Maio a 19 de Julho de 2019
 
Metodologias de Investigação II  
De 27 de Maio a 19 de Julho de 2019
 
Projeto
De 2 a 27 de Setembro de 2019
 

PROPINAS

Candidatura com Documentação: 150,00€
1º Ano: Matrícula: 500,00€  e 10 prestações de 370,00€
2º Ano: 700,00 €
 
 
Outros Encargos
Seguro Escolar: 20,00 Euros
Declarações: 10,00 Euros
Certificados de Pós-Graduação: 150,00 Euros
Certificados de Mestrado, Diploma: 330,00 Euros (Prazo: máximo 10 dias úteis de entrega)
Observações
  1. Todos os pagamentos devem ser efectuados em terminal Multibanco (Caixas ATM) até ao dia 07 do mês indicado;
  2. No caso de não cumprir com o ponto anterior serão aplicadas as seguintes penalizações:
    1. 10% de Multa entre o dia 08 e o dia 30 do mesmo mês;
    2. 20% de Multa entre o dia 1 e o dia 26 do mês seguinte;
    3. A PARTIR DO DIA 27 DO SEGUNDO MÊS SERÁ ANULADA A MATRÍCULA
  3. Todas as informações prestadas no Boletim de Matrícula são verdadeiras.
Todos os pagamentos devem ser efectuados em terminal Multibanco (Caixas ATM) no início de cada unidade curricular.
NOTA: Informamos que só funcionará com o mínimo de 12 alunos. Caso não se realize, o valor da candidatura será devolvida.

CONDIÇÕES DE ACESSO

LICENCIATURA OU EQUIVALENTE

São admitidos a candidatura à matrícula no curso os candidatos titulares do grau de
licenciatura ou equivalente.

APRECIAÇÃO CURRICULAR

Poderão ser admitidos candidatos sem licenciatura mas que apresentem um currículo
considerado adequado à frequência deste ciclo de estudos pelo órgão técnico-científico do
instituto (ao abrigo do ponto d) do nº 1 do artigo 17º do decreto-lei 107/2008)

PREPARADO PARA CANDIDATAR-SE?

O FUTURO COMEÇA AGORA!

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