DESCRIÇÃO GERAL

No contexto  a valorização pessoal e profissional é essencial para responder a um aumento de competitividade no mercado.

Candidatos com licenciaturas pré-Bolonha, com duração de 4 ou mais anos, em temáticas afins aos mestrados do ISCEM, e pelo menos 5 anos de experiência profissional nestas áreas, poderão obter o grau de mestre realizando apenas 24 ECTS em formação, a que acresce uma dissertação, um projeto ou um relatório de estágio.

Julgamos que esta formação complementar e superior é de grande interesse, a fim de dotar os profissionais de maiores qualificações e distinção no mercado de trabalho, de um modo que considera a sua experiência. O ISCEM proporciona desta forma a possibilidade de realizar 4 módulos de formação pós-laboral, de 30 horas cada, em lugar dos 10 que normalmente teriam que ser frequentados.

Os licenciados pré-Bolonha podem escolher o Mestrado em Comunicação Empresarial ou o Mestrado em Marketing Estratégico.

REGULAMENTO DOS MESTRADOS >>

1 ANO

Lisboa

Setembro

Português

Mestrado em Comunicação Empresarial

PLANO CURRICULAR

I - Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias (6 ECTS)
  1. A Sociedade da Informação e a Economia Digital
  2. Contextualização da mudança
  3. As tecnologias de suporte à economia digital
  4. A Internet enquanto meio de comunicação
  5. As novas regras de e-communication
  6. O impacto da e-communication nos processos tradicionais
  7. Principais Tendências e desafios da e-communication
II - Metodologias de Investigação(6 ECTS)

II- Metodologias de Investigação(6 ECTS)
I – Inquéritos e Amostragem
1. A Natureza da Investigação Empírica
2. A Amostragem em Marketing
3. A Construção de um Questionário
II – Análise Exploratória de Dados
1. Conceitos
2. Criação de Ficheiros de Dados
3. A Natureza da Análise Estatística
4. Medidas Estatísticas
5. Problemas Relativos à Análise de Dados
III – Inferência e Estimação
1. Conceitos
2. Distribuições Estatísticas
3. Estimadores
4. Estimativas Pontuais e por Intervalos
5. Testes de Hipóteses
6. Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas

III - Comunicação de Crise Organizacional (6 ECTS)

1-A Crise no Contexto Empresarial
2-A Gestão da Comunicação de Crise Organizacional
3-Os Públicos da Comunicação de Crise
4-Instrumentos de Comunicação de Crise
5-Depois da crise: transformar ameaças em oportunidades
6-Case Studies de Comunicação de Crise

IV - Responsabilidade Social Corporativa (6 ECTS)

1. Evolução do conceito de Responsabilidade Social
2. Vetores de Responsabilidade Social Corporativa
3. Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
4. Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
5. Valorização dos intangíveis

CALENDÁRIO ESCOLAR

Horários

As aulas decorrem às Terças, Quartas e Quintas-Feiras, das 18h30 às 21h30, no Edifício do ISCEM.

1º ANO

Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)

Metodologias de Investigação I
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019

Comunicação de Crise Organizacional 
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019

Responsabilidade Social Corporativa 
De 25 de Março 24 de Maio 2019 (1 semana Páscoa)

2º ANO

Dissertação  – Docentes Diversos
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)

Notas:
A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas.

“Por cada adiamento dos prazos de entrega da dissertação ou do relatório de estágio (até dois períodos de seis meses no máximo), os alunos deverão pagar 500 euros”.

Mestrado em MARKETING ESTRATÉGICO

PLANO CURRICULAR

I - Marketing Estratégico (6 ECTS)

1. A Estratégia: Posicionamento, Poder e Valor
2. As Transformações nas Economias e nos Negócios. Novos Padrões de Modernização e Novos Modelos de Desenvolvimento.
3. As Novas Fontes de Valor. A Inovação, as Marcas e o Relacionamento com Clientes.
4. Os Novos Modelos de Competitividade das Organizações. Os Modelos de Economia em Rede.
5. A Análise da Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico
6. As Novas Competências-Chave para o Sucesso das Organizações
7. A Avaliação e a Formulação Estratégicas
8. A Agenda da Transformação

II - Web Marketing (6 ECTS)

1. Electronic commerce, electronic marketing e digital tools
2. Internet como novo canal de marketing
3. O Estudo dos e-markets
4. Planear a pesquisa de marketing nos e-markets
5. Segmentação dos e-markets e definida dos e-targets
6. Estratégia e plano de e-marketing
7. Pricing on e-marketing e as estratégias de preço
8. Implementação de estratégias de e-marketing.
9. Gestão e manutenção do site

III - Metodologias de Investigação (6 ECTS)
I – Inquéritos e Amostragem        
1. A Natureza da Investigação Empírica     
2. A Amostragem em Marketing      
3. A Construção de um Questionário      
II – Análise Exploratória de Dados       
1. Conceitos         
2. Criação de Ficheiros de Dados      
3. A Natureza da Análise Estatística      
4. Medidas Estatísticas        
5. Problemas Relativos à Análise de Dados     
III – Inferência e Estimação        
1. Conceitos         
2. Distribuições Estatísticas       
3. Estimadores         
4. Estimativas Pontuais e por Intervalos     
5. Testes de Hipóteses        
6. Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas
IV - Responsabilidade Social Corporativa (6 ECTS)

1. Evolução do conceito de Responsabilidade Social
2. Vetores de Responsabilidade Social Corporativa
3. Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
4. Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
5. Valorização dos intangíveis

CALENDÁRIO ESCOLAR

 
Horários

As aulas decorrem às Terças, Quartas e Quintas-Feiras, das 18h30 às 21h30, no Edifício do ISCEM.

1º ANO

Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)

Metodologias de Investigação I
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019

Comunicação de Crise Organizacional 
De 28 Janeiro a 22 de Março de 2019

Responsabilidade Social Corporativa 
De 25 de Março 24 de Maio 2019 (1 semana Páscoa)

2º ANO

Dissertação  – Docentes Diversos
De 19 de Novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 (1 semana Natal)

Notas:
A Dissertação ou Projeto Final deverá ser entregue até 1(um) ano após o final das aulas.

“Por cada adiamento dos prazos de entrega da dissertação ou do relatório de estágio (até dois períodos de seis meses no máximo), os alunos deverão pagar 500 euros”.

PREPARADO PARA CANDIDATAR-SE?

O FUTURO COMEÇA AGORA!

PREPARADO PARA CANDIDATAR-SE?

O FUTURO COMEÇA AGORA!